4 passos para configurar seu roteador corretamente

4 passos para configurar seu roteador corretamente

Quando solicitamos a instalação da internet banda larga, um profissional da operadora realiza todo o processo de configuração do modem. Geralmente é um procedimento padronizado que pode não atender a todas as necessidades da empresa.

É comum que as pessoas considerem a configuração do roteador como uma coisa muito difícil de fazer, algo que apenas os profissionais mais preparados conseguem efetuar.

Porém, não é desse jeito. Certas mudanças básicas podem ser feitas por praticamente qualquer pessoa. Neste post, vamos mostrar 4 passos para configurar roteador corretamente. Confira a seguir!

1. Verifique o endereço do IP ao configurar roteador

Ao ligar o roteador pela primeira vez, conectado ao computador, um assistente de configuração é útil, podendo ajudar no trabalho. É importante verificar o endereço de IP do equipamento.

Geralmente essa informação está registrada no manual do próprio roteador ou em um tipo de adesivo que fica sob a peça. Depois de conferir o endereço do IP, é preciso digitá-lo no computador. Esse número é, na maioria das vezes, uma das opções:

  • 1.1.1;
  • 168.1.1;
  • 168.0.1.

2. Identifique o nome de usuário e a senha do fabricante

É fundamental fazer a digitação correta do IP, com todos os pontos e as vírgulas. Você digita no campo de endereços do navegador e tecla ENTER.

Aí aparece uma das características mais interessantes no processo de configurar roteador. Ela pode mudar conforme o tipo de roteador utilizado.

Estamos falando do nome de usuário e da senha padrão definidos pelo fabricante. É comum que os fabricantes utilizem informações assim:

  • Nome de usuário: Admin;
  • Senha: Admin.

Mas há outros casos em que os modens usam como senha o nome da própria marca do produto.

É preciso verificar corretamente as informações para digitá-las nos espaços em branco e, em seguida, clicar ENTER de modo a acessar a tela de configuração do roteador.

3. Espere a configuração automática

Caso seja a primeira conexão do roteador ao PC, um assistente configura tudo automaticamente. Assim, o usuário já está preparado para se conectar à internet. Mas é possível configurar a conexão Wi-Fi ou mesmo desativar.

O usuário também pode modificar as configurações de acesso ao modem. Aí chegamos ao quarto passo de configurar roteador.

4. Configure o Wi-Fi e mude a senha de acesso ao modem

Para começar, identifique a seção “Wireless” nas opções de configuração e clique nela. Entre as informações gerais dessa seção, uma delas é “Enable Wireless”.

É preciso desmarcar essa opção se você deseja deixar a internet sem fio inativa, permitindo que a conexão fique disponível somente para os dispositivos que tiverem conexão a cabo.

Caso deseje modificar o nome da rede, procure o campo “SSID” e digite o nome que quiser. Antes de fechar a tela, não esqueça de salvar as alterações.

Agora, você precisa definir uma senha que vai proteger a conexão. Isso é possível geralmente na subseção “Security”, que pertence à seção “Wireless”.

Quando acessar essa subseção, mude o tipo de autenticação para “WPA” e digite a senha que criou no campo apropriado. Esse campo geralmente é denominado como “WPA Key” ou “WPA passphrase”.

Também escolha a opção “AES” quando for escolher o tipo de criptografia. Agora, salve as configurações. A partir de então, já é possível se conectar à internet usando uma rede sem fio protegida por senha.

Finalmente, para alterar a senha de acesso ao modem, procure as configurações do dispositivo, que costumam estar na seção “Settings” ou “Management”.

Em “Acess Control”, digite o nome do usuário, a senha velha e a nova senha nos campos que faltam. Com a senha nova, o roteador está mais protegido.

Mostramos, assim, em 4 passos principais como configurar roteador sem complicações. Não é nenhum “bicho de sete cabeças”; e qualquer pessoa atenciosa pode fazer!

Com a leitura deste conteúdo, você pôde perceber como o processo de configuração de um modem pode ser simples. Gostou das dicas? Curta a página da Eutec no Facebook e fique por dentro das nossas novidades!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are makes.

Fale conosco

Nesta área você poderá tirar todas suas dúvidas, enviar sugestões, críticas e elogios. Clientes, fornecedores e parceiros podem entrar em contato através do número (11) 3230-2129 ou pelo formulário abaixo.

Nosso horário de funcionamento é de Segunda à sexta de 8:00hs às 12:00hs e 14:00hs as 18:00hs