Roteadores

4 passos para configurar seu roteador corretamente

Quando solicitamos a instalação da internet banda larga, um profissional da operadora realiza todo o processo de configuração do modem. Geralmente é um procedimento padronizado que pode não atender a todas as necessidades da empresa.

É comum que as pessoas considerem a configuração do roteador como uma coisa muito difícil de fazer, algo que apenas os profissionais mais preparados conseguem efetuar.

Porém, não é desse jeito. Certas mudanças básicas podem ser feitas por praticamente qualquer pessoa. Neste post, vamos mostrar 4 passos para configurar roteador corretamente. Confira a seguir!

1. Verifique o endereço do IP ao configurar roteador

Ao ligar o roteador pela primeira vez, conectado ao computador, um assistente de configuração é útil, podendo ajudar no trabalho. É importante verificar o endereço de IP do equipamento.

Geralmente essa informação está registrada no manual do próprio roteador ou em um tipo de adesivo que fica sob a peça. Depois de conferir o endereço do IP, é preciso digitá-lo no computador. Esse número é, na maioria das vezes, uma das opções:

  • 1.1.1;
  • 168.1.1;
  • 168.0.1.

2. Identifique o nome de usuário e a senha do fabricante

É fundamental fazer a digitação correta do IP, com todos os pontos e as vírgulas. Você digita no campo de endereços do navegador e tecla ENTER.

Aí aparece uma das características mais interessantes no processo de configurar roteador. Ela pode mudar conforme o tipo de roteador utilizado.

Estamos falando do nome de usuário e da senha padrão definidos pelo fabricante. É comum que os fabricantes utilizem informações assim:

  • Nome de usuário: Admin;
  • Senha: Admin.

Mas há outros casos em que os modens usam como senha o nome da própria marca do produto.

É preciso verificar corretamente as informações para digitá-las nos espaços em branco e, em seguida, clicar ENTER de modo a acessar a tela de configuração do roteador.

3. Espere a configuração automática

Caso seja a primeira conexão do roteador ao PC, um assistente configura tudo automaticamente. Assim, o usuário já está preparado para se conectar à internet. Mas é possível configurar a conexão Wi-Fi ou mesmo desativar.

O usuário também pode modificar as configurações de acesso ao modem. Aí chegamos ao quarto passo de configurar roteador.

4. Configure o Wi-Fi e mude a senha de acesso ao modem

Para começar, identifique a seção “Wireless” nas opções de configuração e clique nela. Entre as informações gerais dessa seção, uma delas é “Enable Wireless”.

É preciso desmarcar essa opção se você deseja deixar a internet sem fio inativa, permitindo que a conexão fique disponível somente para os dispositivos que tiverem conexão a cabo.

Caso deseje modificar o nome da rede, procure o campo “SSID” e digite o nome que quiser. Antes de fechar a tela, não esqueça de salvar as alterações.

Agora, você precisa definir uma senha que vai proteger a conexão. Isso é possível geralmente na subseção “Security”, que pertence à seção “Wireless”.

Quando acessar essa subseção, mude o tipo de autenticação para “WPA” e digite a senha que criou no campo apropriado. Esse campo geralmente é denominado como “WPA Key” ou “WPA passphrase”.

Também escolha a opção “AES” quando for escolher o tipo de criptografia. Agora, salve as configurações. A partir de então, já é possível se conectar à internet usando uma rede sem fio protegida por senha.

Finalmente, para alterar a senha de acesso ao modem, procure as configurações do dispositivo, que costumam estar na seção “Settings” ou “Management”.

Em “Acess Control”, digite o nome do usuário, a senha velha e a nova senha nos campos que faltam. Com a senha nova, o roteador está mais protegido.

Mostramos, assim, em 4 passos principais como configurar roteador sem complicações. Não é nenhum “bicho de sete cabeças”; e qualquer pessoa atenciosa pode fazer!

Com a leitura deste conteúdo, você pôde perceber como o processo de configuração de um modem pode ser simples. Gostou das dicas? Curta a página da Eutec no Facebook e fique por dentro das nossas novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *